A importância dos Recursos Humanos na indústria da música
- Rooftop Site
- 3 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
O Dia do Profissional de Recursos Humanos é uma homenagem aos que influenciam a atmosfera de trabalho, fomentam a cultura organizacional e zelam pelo principal ativo de uma empresa: seus colaboradores. Uma data dedicada a reconhecer aqueles que desempenham um papel essencial na formação de equipes sólidas e ambientes laborais positivos.
Para entendermos melhor essa importância, Ana Paula nos explica seu ponto de vista sobre os recursos humanos na indústria da música:

Como você enxerga o papel da música no ambiente corporativo, especialmente quando se trata de motivar equipes e criar uma cultura organizacional positiva?
Penso que qualquer ambiente corporativo é composto essencialmente por pessoas, as
quais podem ser responsáveis pelo sucesso de uma empresa. É necessário um olhar humanizado para que seja possível motivar equipes e criar uma cultura organizacional positiva, focando na gestão de pessoas para garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos da empresa sem que para isso, percam a própria identidade.
Além disso, a empresa precisa tomar esforços para manter seus funcionários motivados e engajados com seus trabalhos, oferecendo um ambiente agradável e condições favoráveis de trabalho.Para que isso seja possível, é necessário investir em sua cultura organizacional - o conjunto de normas e processos tomados por uma empresa a partir de suas crenças, valores, regras, princípios e políticas
Em um setor tão dinâmico e criativo como o da música, qual a importância de ter um setor de RH numa gravadora como a Rooftop?
Penso que o novo conceito de “Gente e Gestão”, é resultado de uma mudança importante na forma de conduzir o capital humano. Por muitas vezes, o setor de RH tem o foco apenas em controlar os profissionais de forma rígida para garantir a produtividade.
O gerenciamento assertivo e humanizado dos colaboradores, tem um papel fundamental altamente analítico e estratégico em qualquer atividade corporativa. No ato da contratação temos a oportunidade de descobrir um talento e no decorrer do processo desenvolver as pessoas respeitando sempre a individualidade de cada um.
Como a sua experiência na indústria da música influenciou a maneira como você aborda os desafios e oportunidades relacionados à gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos dentro da sua empresa?
Eu sigo aprendendo diariamente, e percebo que a capacidade para incitar e inspirar pessoas a saírem de sua rotina e contribuírem para algo maior que elas mesmas não é exclusiva das causas sociais. Aprendi que a arte vem antes da ciência,e que a musica , que é uma forma de linguagem, é uma manifestação de arte que se faz presente em vários momentos da vida e exerce um papel importante na formação do ser humano desde a infância. Por meio da linguagem musical é possível desenvolver a linguagem oral, as artes corporais e a afetividade. E todos esses pontos, podem e devem ser trabalhados no meio corporativo. Sempre com muito cuidado, pois é preciso ser cuidadoso com aquilo que pensamos que sabemos.
Reportagem redigida por Patrick Caline. Revisão editorial por Anna Neves
Comments