Dia do Profissional do Marketing - Por Rafa Brahma
- Rooftop Site
- 8 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
No Dia Internacional do Profissional de Marketing, reconhecemos líderes como Rafa, cujo trabalho inspira e molda o futuro da indústria da música através de estratégias inovadoras e compromisso com a excelência.

• Qual a importância de ter um time de marketing para carreira de um artista?
Por ser um pilar preenchido por diversos profissionais, o marketing é essencial na vida de um artista da música. Sem ele, você não consegue traçar um planejamento estratégico, ter uma presença relevante nas redes e plataformas ou alcançar novos públicos, por exemplo.
Um time ideal para o dia a dia de quem quer construir uma carreira concreta deve ser composto por: um head de marketing ou label manager, um estagiário ou assistente de marketing, um social media, um designer e um profissional de tráfego pago. E mesmo que cada um desses profissionais atuem em diferentes segmentos, todos ficam dentro do marketing e, na maioria das vezes, são até formados na área. Isso facilita os processos e faz com que um sempre potencialize o trabalho do outro.
• Três características que um profissional de marketing precisa ter para trabalhar no mundo da música?
Além de apaixonado por música, o profissional de marketing que quer atuar no music business precisa ter inteligência emocional, para lidar com a rotina de maneira leve e eficaz, precisa ser proativo e dinâmico, para sempre acompanhar as demandas do mercado,
e ter uma visão macro crítica e estratégica.
• Como é ser referência para nova geração de profissionais de marketing?
A música, pra mim, é uma ferramenta para mudar a vida das pessoas e eu sou apenas um operário dessa engrenagem toda. Poder abrir caminhos e inspirar as novas gerações através do marketing, da gestão de carreiras e dos conhecimentos compartilhados no Musicalizando me faz muito feliz. A música sempre cura! 🖤
Reportagem redigida por Patrick Caline. Revisão editorial por Anna Neves
Commenti